quinta-feira, 13 de outubro de 2011

HISTORICO DO COLÉGIO ESTADUAL DE NOVA FÁTIMA

O Colégio Estadual de Nova Fátima ganhou este nome em homenagem à cidade de Fátima que na época, antes da construção da BR 153, era um pequeno vilarejo às margens da rodovia que nacionalmente é conhecida como Belém – Brasília, ainda estrada de chão, pois o asfalto não tinha chegado para beneficiar o então norte goiano. A partir da pavimentação da BR 153, por volta de 1974 à pequena vila chamada de Fátima se deslocou para as margens do novo trajeto da BR e o progresso oferecido pelo asfalto ligando Brasília a Belém, facilitou o tráfego de pessoas e cargas. Foi assim que incorporou o nome de Nova Fátima o mesmo acontecendo com a escola que na antiga vila era denominada de Escola de Fátima, acrescentou-se a palavra “Nova” ao seu nome, a qual na época oferecia somente o chamado “curso primário” hoje 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Mais tarde, quando a cidade foi emancipada já em 1982, passou a se chamar somente Fátima de Goiás e a partir de 1988, Fátima estado do Tocantins.

O Colégio Estadual de Nova Fátima, hoje, situado à Rua Osvaldo Cruz No 158, Centro, na cidade de Fátima – TO foi fundado em 1974 e autorizado em 1978 pela Lei 8.408. Oferece o Ensino Fundamental e Ensino Médio, distribuídos da seguinte forma: no turno matutino, (dez turmas) sendo uma turma de 6º Ano, uma turma de 7º Ano, duas turmas de 8º Ano, uma turma de 9º Ano e uma turma de Aceleração da Aprendizagem do Ensino Fundamental, duas turmas da 1ª e uma 2ª e 3ª Série do Ensino Médio Básico, no turno vespertino (07 turmas), onde temos uma turma de 6º, 7º, 8º e 9º Ano e uma turma de Aceleração da Aprendizagem do Ensino Fundamental e uma turma de 1ª e 2ª Série do Ensino Médio Básico. Totalizando assim, o atendimento a 483 alunos, sendo no Ensino Fundamental 172 alunos no turno Matutino e 133 alunos no turno Vespertino, somando 305 alunos nesse nível de ensino, e, no Ensino Médio Básico temos no período Matutino 128 alunos e no período Vespertino 50 alunos, totalizando 178 alunos. Verificamos que os alunos dessa U.E. são oriundos das zonas urbana e rural, bem como de cidades adjacentes do município de Fátima, cujo número de habitantes segundo o senso do IBGE de  2010 é 3.805 habitantes. O Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano foi regulamentado em 08/01/2000 pela resolução de no 2631/00. Já o Ensino Médio foi reconhecido pela Portaria da SEDUC de no 2747/02 de 25 de Junho de 2002.
            Durante sua caminhada histórica e atuação social o Colégio teve os seguintes administradores:
· Maria da Conceição Brito
· Maria da Conceição Borges
· Maria Amélia Vasconcelos
· Odilon Pessoa Santos
· Maria Aparecida Lourenço
· Raquel Araújo Xavier
· Cirlei Antônio Lima
· Altamira Maria Matos
· Augusto da Costa Barros
· Irene Pereira Reis
· Antônio Alexandre de Almeida

Um comentário:

  1. Bom dia colegas do Colégio Nova Fátima!
    Gostaria de parabenizá-los pela criação do blog. Mas vejo que não estão alimentando o mesmo. Se tiver alguma dificuldade entre em contato com o NTE.
    Abraç@s,
    Professoras Formadoras do NTE Porto Nacional

    ResponderExcluir